quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Ainda a amamentação...

"Olá, eu sou a Joana, tenho 31 anos, a minha filha tem 2 anos e 2 meses e ainda mama"

Pior do que todas as polémicas relacionadas com a amamentação, daquelas que apontam o dedos às que não dão de mamar, das que apontam o dedo às loucas pró-amamentação... sobramos nós. Aquelas que não escolheram dar de mamar nem um dia, nem 2 anos, deixaram fluir as coisas naturalmente e aguardam o momento do desmame natural.

Desde que nasceste Francisca que logo aos 4 meses comecei a ouvir opiniões para te dar outros alimentos ou leite artificial, mesmo quando viam a minha convicção em dar-te de mamar até quereres e se possível em exclusivo até aos 6 meses. A introdução aos alimentos sólidos foi muito fácil, não... a amamentação em exclusivo não dificultou em nada. Mas as opiniões continuavam e apesar de estares cada vez mais gordinha era frequente a pergunta/afirmação: "Mas será que ainda tens leite Joana?"

Depois dos 6 meses, os olhares e opiniões de que o leite já não faz falta para nada aumentaram, depois de um ano de idade muito pior. E agora sempre que alguém sabe do que se passa, porque não é um tema que eu fale (até para evitar opiniões) os olhares e opiniões são mais cruéis. "Isso agora deve ser só brincadeira, ela já não deve beber leite nenhum" Sim, porque apesar de teres o quarto cheio de porquinhas Peppas, casas, carros, bonecos, legos, lápis, puzzles, cozinhas, alimentos de brincar e livros, tu coitadinha gostas é de brincar com a maminha da mãe. Não tenho paciência Francisca. 

Se é verdade que estás mais agarrada à mãe por causa de ainda mamares? É possível. 
Se é verdade que ainda não estiveste doente por causa destes 803 dias de amamentação? É possível.
Se é verdade que és uma menina muito segura e determinada por teres o meu aconchego acompanhado de uma maminha todos os dias quando acordas? É possível.
São teorias, meu amor.

O que defendo e irei sempre defender é que a mãe é que sabe. Não condeno (apesar de não entender) as mães que não amamentam por opção, não condeno as que o fazem apenas 4 meses e optam por fazer um desmame nessa altura, não condeno as opções das outras mães. 

"O quê ainda mama? Por esse andar quando entrar para a primária ainda vai mamar!"
"O quê ainda mama? Deve apenas usar a mama como chucha, tu já não deves ter leite"
Dá vontade de dar logo uma resposta torta ou sacar de uma mama (no meu caso de uma maminha... já que há muitos homens com mamas maiores que as da mãe) e mandar um esguicho de leite para a cara da pessoa. Arre! Não há paciência!


Sem comentários:

Enviar um comentário