segunda-feira, 30 de setembro de 2019

1.º Ciclo - os primeiros 15 dias

A 16 de setembro de 2019 saímos de casa com a mochila nova, a lancheira nova e toda uma rotina nova e muita vontade de aprender. Até a mana Carlota estava ansiosa e olha de forma vaidosa para a tua mochila. Para ela também estávamos a entrar num novo ciclo, no jardim de infância com uma nova sala - Chapim Real - uma nova auxiliar e uma nova educadora.
Nos primeiros dias não trouxeste grandes novidades para os pais, comentaste um ou outro aspeto do 1.º ano, mas sem grande detalhe e sem que conseguíssemos perceber o que era isso do Movimento Escola Moderna e que rutura era essa com o ensino tradicional. Até à reunião que decorreu no teu 5.º dia de escola a única certeza que tínhamos era que apenas tinhas um manual escolar (o de Matemática) e que não irias aprender a ler e escrever como nós tínhamos aprendido. Até à reunião ficávamos confusos a pensar na dimensão da sala, no número de alunos (34) e nas duas professoras. Como é que duas turmas e duas professoras podiam resultar num só espaço comum?!
Conhecemos a Prof. Vanessa e a Prof. Dora e criámos uma empatia imediata com ambas. Uma era experiente, dinâmica e com sentido de humor, a outra, mais nova, muito simples, calma, assertiva e com um aparente domínio da "matéria". Não podia pedir mais nesta fase. A questão das turmas em conjunto com duas professoras? Vamos confiar.
Com a chegada da segunda semana, chegou também o primeiro texto do livro de leitura. O livro de leitura é o "livro de Português" que é criado com textos provenientes das experiências dos alunos. No 1.º texto existia apenas uma frase, com algumas palavras que serão inevitavelmente as primeiras palavras que saberás ler e escrever, ainda que seja de forma decorada. Apenas por associação do desenho das letras às palavras que representam. Olhámos para ti com orgulho a "ler" o texto em casa e demos pela Carlota também a "ler" o mesmo texto.
Os primeiros trabalhos de casa surgiram apenas no final da segunda semana de escola e foram fáceis para ti, no que respeita à Matemática e uma seca no que respeita ao praticar a caligrafia do teu nome. Na minha opinião escreves de forma bonita o nome em letra de imprensa e manuscrita, mas para os teus padrões de exigência ainda não está muito bonito e por isso não te apetece "praticar".
Ainda estou a aprender a lidar contigo como aluna e com as tuas primeiras frustrações. Nada que eu não soubesse que iria ocorrer. Não sejas tão exigente contigo Francisquinha, tu és fantástica filha!


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