sábado, 14 de março de 2020

1.º dia de Quarentena

Hoje é oficialmente o 1.º dia de isolamento social da família Costa Domingos.
Depois de na quinta-feira à noite o 1.º Ministro ter declarado o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino até 9 de abril (pelo menos), começámos a traçar o nosso plano... Faltam 27 dias até sabermos quais serão as novas diretrizes.
Vamos ficar em casa, isolados da nossa família e amigos e vamos ter um plano de trabalho que permita seguir com as nossas rotinas escolares e com a sanidade mental dos papás. Muni-me de várias fichas de atividades e livros de preparação do 1.º ano, de mapas de rotinas do pré-escolar e aderi ao canal pago de filmes para que possamos "tirar partido" desta porcaria de vírus. Vamos passar muito tempo juntos, vamos perder a paciência, vamos aborrecer-nos uns com os outros, mas também nos vamos rir muito juntos, vamos ver filmes agarradinhos a comer pipocas e vamos acordar um pouco mais tarde. Vamos criar rotinas que espero que se mantenham depois da tempestade e vamos sair disto mais fortes e com boas práticas enraizadas, assim o espero.
Dizia-vos no outro dia que a minha opinião em relação a este vírus já se tinha alterado muito, de semana para semana. Neste momento, a situação prevê-se que seja tão complicada que a mamã já nem sequer acorda a pensar em Singapura...
A informação que tenho recebido e lido relativamente à pandemia é que não a podemos desvalorizar e que devemos atuar já, porque a situação vai piorar muito. Os problemas que já existiam nos hospitais serão cada vez mais graves e o sistema de saúde vai com certeza colapsar. Temos a tarefa de nos protegermos (a nós e aos outros). 
Ouvia ontem a seguinte frase "No tempo dos nossos avós pediram-lhes que fosse para a guerra, a nós só nos pedem que fiquemos em casa". Vamos então cumprir e acreditar que daqui a uns meses tudo isto não passará de uma má recordação.

Sem comentários:

Enviar um comentário