sábado, 28 de março de 2020

15.º dia de Quarentena

Passaram já 15 dias e não sabemos quantos mais vão passar. Existem previsões, palpites, teorias, mas a verdade é que ninguém sabe quando é que "isto" terá fim.
(Estou neste momento a ouvir Dean Martin com phones porque sinto uma enorme necessidade de estar sozinha, ainda que vocês as duas estejam a ver o tablet no sofá e o pai esteja ao vosso lado a ver tv... )
De manhã fui à praça, ao talho e ao mini-mercado fazer as compras para nós e para os avós. 
Desde a semana passada que existem filas à porta de todos os estabelecimentos de alimentação que se encontram abertos, controlando assim o número de pessoas que entram. Já quase que não precisamos de atravessar na passadeira porque passam poucos carros na estrada (ainda que sejam muitos, face àquilo que nos pediram). Existem poucos lugares de estacionamento porque quase toda a gente está em casa. Os restaurantes estão todos fechados e os que estão abertos só têm disponível a opção take away. O "nosso" Fidalgos tem uma mesa à porta e servem café em copos de plásticos e miniaturas e todos aqueles bolos deliciosos também em regime take away. (Ainda tenho esperança que invistam naqueles copos tipo Starbucks ou Dunkin' Donuts e que a moda fique)
A última vez que fomos a um restaurante foi com os pais da tua amiga Carolina, em Lisboa, em Fevereiro... mal nós sabíamos que tão cedo não iríamos entrar num restaurante, ir a um parque infantil, ou até abraçarmos aqueles que amamos. Caraças... que vontade tenho de abraçar os avós. Mas depois penso que os tenho (e com saúde) e deixo-me de mariquices.
A música que estou a ouvir agora é Arrivederci Roma e sinto um aperto no coração por tudo aquilo que se está a passar em Itália neste momento. Hoje morreram quase 900 pessoas em Itália e ontem ultrapassaram os 900... Espanha vai pelo mesmo caminho e até há pouco tempo eu, inocente, ingénua, pouco informada, achava que tudo isto era um exagero. Não era. Não é.
Não sabemos nada.
Resta-nos esperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário